Atletas do futebol de 5 buscam mais uma conquista paralímpica

time-brasileiro-em-treinamento
Time brasileiro em treinamento. Foto: Divulgação

A Paralimpíada acaba de começar e o principal objetivo traçado pelo comitê brasileiro é ficar entre os cinco primeiros no quadro geral de medalhas. Como sempre, o futebol é uma das grandes esperanças do esporte tanto no futebol de 7, mas principalmente no futebol de 5, já que são tricampeões paralímpicos.

O Brasil está no grupo A, que também é composto por Irã, Marrocos e Turquia. Do outro lado está o considerado “grupo da morte”, onde se encontram Argentina e Espanha, favoritos para a disputa de medalhas, além da seleção chinesa que sempre está presente nos Jogos, e dos mexicanos que esperam surpreender no Rio de Janeiro.

Nesta categoria o Brasil é o principal candidato à medalha dourada. Esta modalidade é praticada nos Jogos Paralímpicos desde 2004, desde então se realizaram três edições, nas quais o futebol brasileiro faturou todos os ouros. Argentina, China e França foram, respectivamente, derrotadas em finais. Além disso, o Brasil já foi campeão mundial e conta com a experiência de quem já foi melhor do mundo, Ricardinho.

Vale ressaltar que todas as partidas ocorrerão no Centro Olímpico de Tênis, local que sediou os jogos da modalidade na Olimpíada. Se tudo ocorrer bem, dia 17 de Setembro o Brasil estará na final, brigando para manter a hegemonia na categoria.

Caio Castilho